sábado, 24 de outubro de 2009

Histórico

Histórico

O Museu de Arte Contemporânea é um dos mais importantes museus de arte contemporânea da América Latina. Seu acervo possui cerca de dez mil obras. São obras de artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Brecheret, Tarsila, Rego Monteiro, Portinari, Oiticica, De Chirico, Modigliani, Boccioni, Picasso, Chagall, entre tantos outros. O museu foi criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho, o acervo que constituía o MAM. Além desse acervo que se transferiu para a USP, Matarazzo e sua mulher, Yolanda Penteado, doaram suas coleções particulares ao novo museu. Mesmo ligado à pesquisa universitária, o principal objetivo do Museu tem sido tornar a cultura acessível a todas as classes sociais.


Biblioteca


A Biblioteca do MAC USP recebeu, em sua criação, doado pela USP, o acervo de livros que pertencera ao pintor Paulo Osir. Em 1969, o Conselho Administrativo decidiu que a biblioteca teria o nome de Lourival Gomes Machado, homenageando um dos primeiros professores a ministrar cursos de História da Arte na USP. Em 1971, a então Biblioteca Lourival Gomes Machado foi cadastrada no Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB/SP e em 1973 obteve cadastro no Instituto Nacional do Livro.



ACERVO


6400 livros sobre artes plásticas


18 títulos de periódicos correntes


27000 slides


32000 catálogos de exposição


1400 pastas de recortes de jornais sobre os artistas do acervo de obras de arte.


A Coleção de livros e de títulos de periódicos está cadastrada no Banco Dedalus do Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi.


Lara Bearzi nº20

Nenhum comentário:

Postar um comentário