quarta-feira, 27 de maio de 2009

Vittorio Gobbis ²

Sobre SPAM :




Segundo depoimentos de seus contemporâneos,1 veio levado pelo espírito aventureiro e decidido a não mais pintar. Mas rapidamente retoma os pincéis. Segundo Sérgio Milliet, sua melhor fase vai de 1928 e 1932. Em 1931 participa do Salão Revolucionário realizado por Lucio Costa na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. A qualidade técnica de sua obra chama a atenção de Mário de Andrade. Ao longo da década participa ativamente da cena artística paulistana, tornando-se sócio fundador da Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam e do Clube dos Artistas Modernos - CAM, ambos criados em 1932.







A consideração das atividades da Sociedade Pró-Arte Moderna permite medir a temperatura artística da década de 1930, momento de "rotinização" dos ideais estéticos gestados em 1922, nos termos de Antonio Candido (1918). A Spam remete a um contexto artístico marcado por tentativas de A Spam, capitaneada por Lasar Segall, tem como principais integrantes figuras do primeiro modernismo e parece filiar-se mais diretamente à pauta elaborada pelos organizadores da Semana de Arte Moderna.



No campo das artes pláticas, promoveu duas exposições. A primeira foi aberta em 28 de abril de 1933 com a participação de pintores e escultores contemporâneos, incluindo-se Vittorio Gobbbis, e também foram apresentadas ao público, pela primeira vez, obras de grandes nomes internacionais, de propriedade de colecionadores particulares, como Picasso e outros não menos famosos. No final do ano, realizou-se a segunda exposição da SPAM, sempre com a presença de Gobbis e a participação de vários artistas vindo do Rio de Janeiro, incluindo-se Portinari e Di Cavalcanti. Estava presente, também, Cecília Meireles que, nessa época, arriscava alguns traços com pincel ou lápis. O fato mais curioso é que a SPAM, para obtenção de recursos financeiros, organizou dois bailes de carnaval, cuja decoração ficou a cargo dos próprios artistas tendo Lasar Segall à frente. Como se pode imaginar, só a decoração já era uma obra de arte.









Michelle Schnaider Brunstein 6A Numero : 30

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