sábado, 29 de agosto de 2009

Ariano Suassuna

Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa,antiga Cidade da Paraiba, em 16 de junho de 1927. Além de ser um dos poetas, dramaturgos e romancistas mais importantes da Lingua Portuguesa, também é um defensor militante da cultura nordestina.

Aos 18 anos, escreveu um poema, "Noturno" e este foi publicado no Jornal do Commercio. Esse foi o começo de um futuro ligado a literatura. Em 1946 ingrssou a Faculdade de Direito do Recife, onde com Hermilo Borba Filho, fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco.

Entre 1946 e 1948, há notícia que foram as primeiras datas de seus primeiros poemas ligados ao Romanceiro, como por exemplo: “A Morte do Touro Mão de Pau”, “Beira-mar”,etc.

Obras feitas entre 1950 - 1961: "Auto de João da Cruz", "Auto da Compadecida", "O Santo e a Porca - O Casamento Suspeitoso", "A Pena e a Lei", "A Farsa da Boa Preguiça" e "A Caseira e a Catarina".

Obras de Ariano Suassuna já foram traduzidas para muitas línguas como: francês, alemão, inglês, holandês, espanhol, italiano e polonês. Ariano ocupa a cadeira nº32 da Academia Brasileira de Letras.
Catarina Ji Yeun Kim
Nº6 6A A41

Nenhum comentário:

Postar um comentário