segunda-feira, 23 de março de 2009

Caboclinho - 6ªA

"O caboclinho é a expressão máxima da genialidade e miscigenação do povo brasileiro." (Ariano Suassuna)

Origem
Caboclinho é uma dança do e folclore popular brasileiro de origem indígena. Seu primeiro registro foi em 1584, quando mencionado pelo Padre Fernão Cardim em livro “Tratado e Terra da Gente do Brasil.


Definição
Caboclo no Nordeste significa a mistura de índio com branco e caboclinhos são os filhos dos caboclos. A dança representa batalhas, caçadas e colheitas. As coreografias são muito ricas, com passos que exigem desenvoltura e excelente forma física.


Histórico
O maracatu está toda a herança das nações de negros, no caboclinho vamos encontrar a presença do índio que, como primitivo dono da terra, durante o carnaval mantém as suas danças e lendas que contam a honra dos seus antepassados.


Música
A música que é leve e ligeira, normalmente instrumental, porém alguns grupos recitam versos ou loas. O baque tem o ritmo marcado.Sobretudo os dançarinos utilizam os estalidos secos das " preacas", que é o conjunto de arco e flecha.


Instrumentos
Formada pelos seguintes instrumentos: gaita ou flautim (de taquara, também chamado inúbia), caracaxás ou mineiros, tarol e surdo.

Características
São algumas características essenciais do Caboclinho: a dança guerreira, o cunho religioso propiciatório de boa colheita ou caçada, a recitação de versos heróico-nativistas etc.

Figuração
A beleza plástica das jovens índias, a forte coreografia dos caboclos e a diversidade de cores do conjunto, dão um toque de destaque ao grupo.


Vestuária
Grupos de homens e mulheres , com cocares de penas de ema , pavão e avestruz. São caboclos que evoluem nas ruas em duas filas , ao som dos estalidos secos das preacas e que emite um um estalido quando emitido.

Os Personagens
Estes são: cacique , sua mulher, o capitão e o tenente, o guia e o contra-guia , a mãe-da- tribo , os perós (indiozinhos) ,o porta-estandarte , os caboclos , os caçadores e o pajé. A orquestra é formada pela inúbia (gaita de taquara) , os caraxás , o tarol e o surdo , além das dezenas preacas que estalam num ritmo frenético.

Dança
Os participantes executam um bailado primário,ritmado, fingindo ataque e defesa,numa série de saltos e simples troca-pés. Não há enredo nem fio temático no bailado, cuja significação visível é a apresentação das danças indígenas aos europeus, nos dias de festa militar ou religiosa. Eles simulam um combate entre tribos inimigas.


Local
Tradiconalmente os Caboclinhos têm feito suas apresentações no Recife ,em Olinda , Nazaré da Mata ,Carpina ,Tracunhaém ,Camaragibe , São Lourenço , Paudalho e nos estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Letra de música
A dança a guerreira Nordestina

Das verdes matas de outrora
Por entre ruas avança
Formado por dois cordões
No vigor febril da dança
OS CABOCLINHOS ligeironos traz do índio a lembrança.

Herança dos tabajaras
Tupis e tupinambás
Numa dança vigorosa
Encantadora demais
"Ligeiros que só a gota"
Ao som dos caracaxás.

E da preaca batendo
Fazendo a marcação
Os cabeçotes de pena
De aves como pavão Multicores, enfeitadas
Reluzindo sedução.

Sua coreografia é bastante variada
Aldeia, cipó, toré,
Baiano e emboscada
traidor, passo de guerra
de pés em pés recriada.

Fontes : 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caboclinho
http://www.cultura.al.gov.br/portal-cultural/banco-de-elenco/cultura-popular/folguedos-e-autos/folguedos-carnavalescos/caboclinhas

http://www.geocities.com/polemicas_2000/ritmos/caboclinhos/caboclinhos.htm
http://www.onordeste.com.br/noticias/cculturaprincipal10.html
www.olinda.com.br/carnaval/caboclo.html
www.viagemdeferias.com/recife/cultura/caboclinho.php